DICAS DE VIAGEM DE ECOTURISMO 

Muitos roteiros aqui apresentados são lindos e paradisíacos, com tudo é importante ter um bom planejamento de viagem para que a unica coisa que o prenda sejam as paisagem de uma viajem inesquivável e não seus perrengues. 

Pensando nisso reunimos algumas dicas  e um check list importante para não esquecer nada para traz, só o barulho da cidade grande :)

faça seu check list e providencie os itens necessários com antecedência  viajem, não deixe para comprar nenhum item na véspera!  

O QUE LEVAR

Mochila para trilhas - Nada de bagagem de mão ou rodinhas, reduza o máximo o volume de suas roupas, levando duas mudas de roupa para cada dia é o suficiente se o roteiro for praia, lembre-se a maioria dos locais de pratica de Ecoturismo tem acesso a barco e por isso espaço reduzido para bagagens nas embarcações.

Tênis confortável de solado aderente - Para fazer as trilhas é indispensável um tênis confortável, com boa aderencia ou uma bota própria para trekking.

Bastão para trilhas - O bastão auxilia no equilibro na descida tanto na subida, além de aliviar o peso dos joelhos. 

Vestuário - opte por roupas de cores neutras e leves, e não esqueça de um agasalho para a noite, evite peso desnecessário,  Roupa de banho, - Meia média para caminhadas

Equipamentos -  Lanterna de cabeça com pilha extra; lanterna de mão, recipiente de 2 litros (garrafa de plástico descartável, garrafa Nalgene ou menores com boca larga, bolsas de hidratação tipo "Camelback");

Medicamentos particulares e materiais de higiene pessoal (de preferência biodegradáveis) em embalagens pequenas; Filtro solar para rosto e lábios e repelente contra insetos;

Geladeira - Certifique-se que o local de sua estadia possui geladeira ou não pra não levar coisas perecíveis 

Dinheiro em especie - Os locais de roteiro em Paraty em sua maioria não aceitam serviço de debito ou credito, assim como também cheques não são aceitos, por isso não esqueça, dinheiro só em especie. 

Outras dicas

Deixe só as pegadas - NÃO LEVAR NADA ALÉM DE FOTOS. NÃO DEIXAR NADA ALÉM DE PEGADAS. NÃO MATAR NADA ALÉM DE TEMPO, Não alimente animais ou peixes, não leve as conchinhas da praia para casa, nunca jamis largue bituca de cigarro nas praias, leve todo seu lixo embora no fim de sua estadia. 

Barulho bom é o da natureza - As áreas de preservação ambiental, serve de casa para muitas especies de animais, evite gritar nesses locais, rojão e outros artifícios, assustam os peixes as aves e os animais que habitam essas regiões, nunca leve esse tipo de material.

As comunidades caiçaras - Não existe povo mais acolhedor e de bom coração, manter o bom convívio é fácil e não há caiçara que não ajude um turista, com tudo o respeito a sua cultura e seu espaço é muito importante, deixe para traz os costumes da cidade grande e permita-se aprender com essas pessoas maravilhosas. 

AGÊNCIA DE TURISMO

EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS